FORMAÇÃO AVANÇADA EM
DIRECÇÃO DE EMPRESAS

Objectivos Gerais

  • Analisar o processo de gestão estratégica nas organizações;
  • Conhecer os principais instrumentos e métodos de análise estratégica;
  • Reconhecer as relações existentes entre as diversas componentes do Balanço e da Demonstração dos Resultados.

Objectivos Específicos

  • Avaliar o impacto de todas as decisões sobre os resultados da organização;
  • Interpretar um quadro de indicadores económico-financeiros;
  • Construir um quadro de indicadores económico-financeiros que permitam conduzir a actividade da organização;
  • Interpretar os resultados do controlo de gestão de forma a atingir os objectivos propostos pela Gestão;
  • Descrever contextos de trabalho que promovam comprometimento e cooperação nas equipas e entre equipas;
  • Adoptar processos de comunicação que potenciem a aceitação da imagem pessoal e institucional;
  • Participar na regulação dos desempenhos individuais e colectivos de forma congruente com os objectivos organizacionais e com a motivação dos colaboradores.

GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE

  • As características e evolução do ambiente de negócios e da actividade da empresa
  • Princípios da estratégia e das operações: as principais matrizes estratégicas
  • Abordagens tradicionais da estratégia: domínio pelos custos, focalização, diferenciação ou aliança
  • A progressão pelas vantagens concorrenciais: possibilidades e limites
  • Orientação estratégica pela criação de valor
  • Missão, Visão, Valores, Estratégia Empresarial e Política
  • Interpretação para uma aplicação com reflexos positivos na conta de exploração
  • Abordagem por processos e melhoria – modelos organizativos

FINANÇAS E CONTROLO DE GESTÃO

  • Processo de Controlo de Gestão
  • Contabilidade de Gestão e a Ligação à Estratégia
  • Estrutura Organizacional e Avaliação do Desempenho
  • EVA – Economic Value Added – Sistemas de custeio
  • Sistemas de planeamento e controlo orçamental
  • Implementação de sistemas de controlo de gestão e o papel dos sistemas e tecnologias de informação

GESTÃO E DIRECÇÃO DE PESSOAS

  • Liderança, Negociação, Conflito e Comunicação
  • Gestão de Recursos Humanos para a Mudança e a Inovação
  • Gestão de Desempenho, Recompensas e Carreiras
  • Recrutamento e Selecção
  • Capital Humano – Métricas para a Inovação e a Competitividade
  • Análise e Decisão em Equipa
  • Envolvimento e Desenvolvimento dos Colaboradores
  • Gerir Pessoas com Inteligência Emocional

24h

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