IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Objectivos Gerais

  • Desenvolver uma visão integrada, sistemática e competitiva da qualidade na empresa;
  • Compreender a finalidade de um sistema de gestão da qualidade e o seu papel em ajudar uma organização a funcionar de uma forma cada vez mais eficaz, com consistência e satisfação do cliente e a ter a capacidade de melhorar continuamente o sistema de gestão;
  • Adquirir competências do saber-fazer e do saber-estar na implementação de sistemas.

Objectivos Específicos

  • Conhecer os requisitos da Norma ISO 9001 (adequados à duração do programa de formação);
  • Identificar evidências necessárias para mostrar conformidade e eficácia do sistema de gestão da qualidade;
  • Dominar os conceitos para escolher soluções de conformidades, mas também soluções mais pragmáticas e que respeitam ainda assim a Norma ISO 9001 que optimizam a margem por diminuição do custo;
  • Aumentar o envolvimento da gestão de topo;
  • Comparar qualidade competitiva e empresarial com conceitos convencionais/ dogmáticos da qualidade;
  • Escolher novas soluções para o Sistema da Qualidade para o tomar mais empresarial;
  • Conseguir maior envolvimento e participação de todos os elementos da empresa.

Introdução e enquadramento normativo

  • Conceitos e Princípios da Gestão da Qualidade
  • A importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
  • As normas da série ISO 9000

Como implementar um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008

  • Os requisitos da norma ISO 9001:2008 e sua implementação
  • Abordagem por processos
  • Documentação do sistema da Qualidade
  • Melhoria contínua
  • Compatibilidade com outros sistemas de gestão

Gestão de Auditorias

  • Gestão de um Programa de Auditorias
  • Objectivos, Responsabilidades, Recursos e Procedimentos
  • Implementação do Programa de Auditorias
  • Monitorização e revisão do PA
  • Qualificação de Auditores

Executar uma auditoria

  • Abordagem das diversas actividades da auditoria, desde a sua preparação à sua conclusão com o encerramento das Não Conformidades
  • Exercícios e Casos Práticos de Auditoria

Processo de Certificação

30h

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