IMPLEMENTAÇÃO POR PROCESSOS – ISO 9001:2008

Objectivos Gerais

  • Repensar a estruturação e o modo operacional das organizações, abandonando os “velhos modelos” que só contribuem para aumentar o lead time de obtenção de produtos e serviços e a erosão da imagem perante os clientes;
  • Adoptar a Gestão por Processos.

Objectivos Específicos

  • Reconhecer os problemas potenciais e as perdas resultantes da “gestão funcional” tradicional;
  • Identificar as vantagens de uma “gestão por processos” como estratégia para prestar um melhor serviço ao cliente;
  • Conhecer os métodos básicos para a análise e beneficiação dos processos e actividades;
  • Identificar oportunidades de melhoria nos seus próprios processos;
  • Implementar, monitorizar e quantificar os resultados obtidos.

Conceito e fundamentos da Gestão por Processos 

  • A estruturação “convencional”, por funções
  • Introdução do Case Study
  • Caracterização dos problemas detectados no case study
  • Os problemas e a organização “convencional” dos serviços
  • A organização alternativa: organização por processos
  • Análise comparativa dos dois conceitos

Implementar um sistema de Gestão por processos I

  • Elementos de caracterização de um processo
  • Identificar /caracterizar os processos chave do negócio
  • Decompor o processo em actividades
  • Representar / mapear as actividades do processo
  • Avaliar o contributo e o “valor” das actividades

Implementar um sistema de Gestão por processos II

  • Simplificar o processo – eliminar/ transformar actividades
  • Mapas de interferência e outros utensílios auxiliares
  • A alternativa de converter actividades sequenciais – actividades convergentes
  • Case study: o que desejaria o cliente
  • Obstáculos: Hábitos e paradigmas

Consolidação do “novo processo”

  • Resistência e Oposição
  • Diferenças e gestão de ambas
  • Erros de implementação mais frequentes
  • Avaliar os resultados: Quantificar o novo processo
  • Consolidar o novo processo / Sinais de consolidação
  • Ferramentas auxiliares – O Benchmarking, PDCA e outras

Aplicação prática

  • Resolução participativa do case study

18h

Quer saber mais informações?

Share via
Copy link
Powered by Social Snap

Este Website utiliza Cookies Necessários para lhe fornecer uma boa experiência de navegação.<br> Para mais detalhes consulte a nossa Política da Privacidade

As configurações de cookies deste site estão definidas para "permitir cookies" para oferecer a melhor experiência de navegação possível. Se você continuar a usar este site sem alterar as configurações de cookies ou clicar em "Aceitar" abaixo, estará a concordar com o uso de Cookies e Política de Privacidade.

Fechar