PROTOCOLO E ETIQUETA EMPRESARIAL

Objectivos Gerais

  • Reforçar a Imagem Pessoal e a da Organização;
  • Aprender regras de cortesia e boas maneiras e comportamentos associados em contexto profissional, promovendo relações internas e externas.

Objectivos Específicos

  • Analisar a importância da imagem individual para a imagem da Organização;
  • Conhecer e aplicar as regras protocolares;
  • Aplicar as regras de cortesia quando estabelece contactos em nome da organização;
  • Identificar algumas regras e procedimentos que contribuem para o sucesso de eventos profissionais;
  • Conhecer as características e cuidados a ter na relação com a comunicação social;
  • Dominar as especificidades do protocolo internacional.

A Organização, a Imagem e o Protocolo

  • Reconhecer a importância do conceito de Imagem para a Organização;
  • Identificar as competências-chave da função protocolar e o campo de intervenção;
  • Analisar a importância da imagem pessoal para a imagem da Organização: Marketing Individual.

Protocolo Empresarial vs. Protocolo Social

  • Distinguir o conceito de Protocolo Empresarial do conceito de Protocolo Social;
  • Dominar as regras protocolares: as precedências estabelecidas na lei e as precedências de cortesia;
  • Saber como actuar em diferentes situações de acordo com as regras protocolares.

Contactos em Nome da Organização

  • Aplicar as regras de cortesia em situações profissionais: os critérios de eficácia de actuação de carácter representativo;
  • Conhecer as regras básicas para estabelecer um contacto eficaz: a comunicação oral e a comunicação escrita.

Planeamento e Organização de Eventos Profissionais

  • Conhecer o conceito de evento;
  • Identificar regras gerais para o planeamento e organização de diferentes estilos de eventos;
  • Reconhecer procedimentos e instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos;
  • Conhecer os cuidados a ter em alguns eventos específicos.

Relação Eficaz com a Comunicação Social

  • Conhecer a função de comunicação numa organização;
  • Estabelecer contactos personalizados com os diferentes órgãos de comunicação social;
  • Elaborar e difundir comunicados: a imprensa escrita;
  • Intervir no planeamento e organização de conferências e comunicados de imprensa.

As Especificidades do Protocolo Internacional

  • Identificar os principais requisitos de uma boa imagem internacional
  • Conhecer as regras essenciais no âmbito da identidade cultural dos diferentes interlocutores internacionais com quem se relacionam
  • Identificar as diferenças protocolares de país para país
  • Organizar uma reunião internacional

18h

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